Uma semana especial para os apaixonados por Museus!

E esta segunda-feira chegou trazendo uma semana muito especial para os amantes de Museus. E como sou muito bacana vou te contar o motivo! Então senta que lá vem as dicas de cultura da Sandrinha.

Rock & roll hall of fame ( Museu do Rock) Cleveland, OH.

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus, data criada em 1977, através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Esta instituição faz parte da UNESCO, e se dedica a elaborar políticas internacionais para museus. O objetivo da data é conscientizar e estimular a visitação aos museus de qualquer segmento (histórico, artístico, cientifico, técnico, entre outros), pois além de ser um intercâmbio cultural, é essencial para o desenvolvimento humano e social. Para a comemoração da data, todo ano é lançado um tema, e o ICOM organiza eventos e atividades especiais em todo o mundo. O tema escolhido para este ano é: “Os museus como eixos culturais: O futuro das tradições”. Em 2018, milhares de instituições em 158 países participaram das atividades.

Mask II – autorretrato de Ron Mueck, 2002. Ron Mueck, escultor australiano hiper-realista.

O papel dos museus nos dias atuais tem se modificado cada vez mais, com investimento em inovação e tecnologia, permitindo uma visita totalmente diferenciada e interessante. Muitas instituições se adequaram aos tempos modernos, e conseguem atender a demanda crescente de um público cada vez mais renovado e exigente, refletindo positivamente a importância destes espaços a sociedade.

Museu da história Natural de NYC

Para a celebração da data, ocorre no Brasil, de 13 a 19 de maio a Semana Nacional de Museus (SNM), uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), onde são promovidos diversos workshops, palestras e eventos culturais por todo país. Este ano será a 17ª edição! Serão 1.114 instituições participantes oferecendo ao público mais de 3200 atividades especiais, como, exibição de filmes, palestras, oficinas, visitas mediadas! Esses são só alguns exemplos. Vai ter muita coisa legal!

Não deixe de aproveitar, pois há centenas de atividades gratuitas, inclusive o acesso a várias exposições principais dos museus. Para saber a programação dos museus nacionais, pesquise no site: www.museus.gov.br. Outra dica, vários museus no mundo todo escolhem um dia da semana para o público ter o acesso gratuito.

Museo Del Centenário, 2015 – Buenos Aires – Argentina

Espero que tenham gostado das minhas dicas! Até a próxima E sigam no insta @viajeinoroteiro e @sandralady

Sandra Souza – Cultura by Sandrinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.