Oportunidade para apreciar a arte francesa na RMC!

Pela primeira vez no interior de São Paulo, o Instituto CPFL em parceria com a Pinacoteca de São Paulo e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, recebe a exposição “Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo”, do artista francês Auguste Rodin, reunindo um conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias que documentam a sua história. Considerado o precursor da escultura moderna, e um dos maiores artistas em referência da figura humana dos últimos tempos, Rodin, é o criador de umas das esculturas mais famosas do mundo “O Pensador”.

Alguma vez você já imitou essa imagem?

Estão espalhadas pelo mundo diversas réplicas de sua obra mais famosa (O Pensador) criadas a partir de moldes originais, autorizadas pelo Museu Rodin. Pasmem! No Brasil, temos uma versão no Instituto Ricardo Brennand, em Pernambuco. A estátua em bronze tem 1,92m de altura, datada de 1904. Infelizmente, no momento a mesma está posicionada em uma galeria com acesso restrito. 

Nascido em Paris em 1840, o artista e escultor cresceu em uma família humilde, autodidata, e foi educado tradicionalmente, e desde criança demonstrava interesse para a arte. Enfrentou diversas críticas e rejeições artísticas, e colaborou com outros artistas até conquistar seu espaço e ser reconhecido publicamente. Seu método de trabalho manifesta um jogo de luz e sombra, uma técnica específica e exclusiva do artista, visualmente explicativa nas obras esculpidas para pele, músculos e expressões faciais. Dentre as obras expostas no Instituto CPFL, está à escultura o “Gênio do Repouso Eterno”.

Com a responsabilidade de apoiar o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de atuação da CPFL Energia, o Instituto CPFL promove diversas atividades gratuitas de todos os segmentos culturais e esportivos, para público de todas as idades. Suas múltiplas ações fortalece a cultura de um modo geral e contribui  cada vez mais, através do conhecimento, o combate a desigualdade social.

E pra completar a sua programação cultural, nada mais gostoso que adoçar a vida em um local aconchegante e agradável!

Ao lado do Instituto, está a Cafeteria Doce Essência com várias opções de doces, inclusive opções saudáveis. O atendimento é excelente!

Local: Instituto CPFL

Classificação indicativa: todas as idades

Período: até 29 de junho 2019

Entrada gratuita 0800

Horários: seg e ter, das 9h às 18h │ qua a sex, das 9h às 19h │ sáb, das 10h às 16h

Este post foi escrito pela Sandra Souza para a cultura by Sandrinha, sigam ela no insta @sandralady para mais dicas cultural, e para dicas de viagem e auxílio no visto americano sigam @viajeinoroteiro.

Obrigada por nos seguirem e esperamos que gostem de nossas dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.